terça-feira, 30 de março de 2010

Kalarippayattu

Arte Marcial Indiana


Estava muito curioso se na índia existia algum tipo de arte marcial e na minha pesquisa acabei descobrindo esta arte milenar o Kalarippayattu - provavelmente um dos mais antigos sistemas de combate! No começo eu achei um pouco estranho esta modalidade de arte marcial - pois parece algum tipo de dança Indiana (assim como a Capoeira), mas já estou me acostumando com ela! O que mais me chamou atenção nela, foi a luta com armas. Existe um tipo de "espada" (Urumi) onde a lâmina é muito flexível e o lutador a usa como se ele estive pulando corda (se ele errar o pulo adeus perna!). 

"A maior parte desses guerreiros quando são sete anos de idade são enviados para as escolas onde são ensinados muitos truques de agilidade e destreza; lá eles ensinam a dançar e girar sobre a torcer e no chão, para dar um grande salto real, e pulos outros, e isso eles aprendem duas vezes por dia, enquanto eles são crianças, e eles se tornam tão solto-articulados e flexíveis que fazem girar os seus corpos contra a natureza, e quando eles estão plenamente realizado no presente, que ensiná-los a brincar com a arma a que estão mais inclinados, alguns com arcos e flechas, alguns com pólos de se tornar lanceiros, mas a maioria com espadas e escudos, o que é mais usado entre eles, e neste esgrima são sempre praticando. Os mestres que ensinam eles são chamados Panikars." (Duarte Barbosa)


Um comentário:

Rafael disse...

Aew cara ta de parabéns, adorei seu blog :)

Postar um comentário