sábado, 3 de abril de 2010

O Taekwondo





TAEKWONDO


A palavra "taekwondo" significa = "caminho dos pés e das mãos através da mente". O Taekwondo, Tae Kwon Do ou Taekwon-Do é uma arte marcial coreana que surgiu há cerca de dois mil anos. Hoje difundido em todos os continentes.
O Taekwondo é excelente para aqueles que procuram fazer uma atividade física e já estão cansados das aulas convencionais de ginásticas oferecidas nas academias. O Taekwondo é um esporte que desenvolve a parte física e mental do praticante, seja ele adulto ou criança. Ele desenvolve a coordenação motora, trabalha a memória, ensina disciplina e valores, bem como noções de hierarquia e respeito. Além disso, desenvolve o espírito de luta, a auto-confiança, o espírito de liderança, a seriedade, a paciência e a humildade e também é um método eficiente de defesa pessoal.

OS PRINCÍPIOS DO TAEKWONDO

Eles não são simples regras a serem obedecidas, mas uma verdadeira filosofia que irá presidir todas as sua atitudes como praticante de Taekwondo. A cada instante, na sua vida dentro e fora da academia, você estará diante de pelo menos um desses cinco princípios básicos.

1 - CORTESIA
Antigamente, as regras eram muita mais rígidas do que hoje, assim por exemplo, seria considerada grave falta de respeito um aluno pisar na sombra de seu mestre. Leis como esta se estendiam também em relação entre os alunos mais ou menos graduados. Muitos velhos costumes se mantém até hoje. Mas o essencial é o aluno entender cortesia como a combinação da modéstia, delicadeza e do humanismo que devem estar presentes em todos os lutadores de Taekwondo.

2 - INTEGRIDADE
Este princípio refere-se ao sentido de justiça e responsabilidade que cada lutador deve ter para consigo próprio e para com os outros. É importante que cada um conheça a si mesmo a as suas limitações.

3 - PERSEVERANÇA
Este é o princípio da força de vontade e espírito de sacrifício indispensável a prática de todas as artes marciais.

4 - AUTO-CONTROLE
A falta de controle é o primeiro passo para a derrota. Seja qual for a situação, mantenha a calma e nunca se deixe levar pela raiva.

5 - ESPÍRITO INDOMÁVEL
O praticante de Taekwondo deve mostrar-se corajoso em todas as circunstâncias, sem hesitações.

AS FAIXAS
  • Identificam a graduação, ou seja o grau de conhecimento do aluno:

10° Geup - Branca / Inocência:
  • Um iniciante ingressa no TKD sem possuir um conhecimento profundo.
8° Geup - Amarela/Terra:
  • Onde a planta brota e fixa sua raiz. A base do TaeKwondo está firmada.
6° Geup - Verde/Crescimento da planta-Vida:
  • A técnica começa a se desenvolver no aluno de TaeKwondo.
  • A planta da terra rica e fértil começa a demonstrar resultados. A vida, o crescimento.
  • Etapa do conhecimento amplo e da técnica
4° Geup - Azul/Céu-Liberdade:
  • Para onde a planta se dirige; seu objetivo. Amadurecimento da técnica do aluno.
  • Amplo conhecimento do solo em que a planta vai em direção ao céu. Seu conhecimento se aperfeiçoa com a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade, as técnicas superiores.
2° Geup - Vermelha/Sol-Perigo:
  • Alerta ao aluno sobre a necessidade de autocontrole, bem como seu oponente a manter-se afastado.
  • O sol é responsável pela vida no universo. Os conhecimentos aqui adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da academia. Portanto, uma fase de perigo em que seus atos e comportamentos devem ser cuidadosamente observados.
1° ao 9° Dan - Preta/Oposto do branco:
  • Maturidade e conhecimento no TaeKwondo.
  • Nesta fase o praticante aprofunda seus conhecimentos com estudos elevados e luta, também, pela derradeira divulgação.
"A faixa  preta representa o começo - o início da jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto"


Nenhum comentário:

Postar um comentário