quinta-feira, 29 de abril de 2010

A História da Artes Marciais e do Zen - China

China: Mente Firme e Punhos Suaves


Segundo a lenda, as artes marciais foram da Índia para a China através de Bodhidarma, um missionário budista que visitou o respeitado templo shaolin de Honan. Lá Bodhidarma decepcionou-se com certos monges que acabavam por adormecer durante a meditação e ensinou-lhes exercícios para aumentar a vitalidade. A partir daí, os monges shaolin desenvolveram mais de quatrocentos estilos de combate com as mãos.
Os estilos shaolin são considerados “duros” e “exteriores”; enfatizam a força, a velocidade e a concentração mental para combater força com força. No outro extremo estão as artes chinesas “suaves” e “interiores”; estas dependem de flexibiladade, de relaxamento e do uso da força contra si mesma, além de requerer uma consciência aberta e receptiva. A mais suave das artes marciais é o tai-chi-chuan, ou seja, “punho do Grande Absoluto”.
Baseado em escritos taoístas, como o Tao Te Ching de Lao-tsé, o tai-chi mescla um seqüência de posições (que levam nomes como “acenar as mãos em nuvens” e “a grande garça refresca suas asas”) que se assemelham a um lento e solitário bailado. Embora aparentemente não exibam qualquer aspecto marcial, os movimento são repletos de golpes, chutes e bloqueios que, quando são acelerados, podem tornar-se extremamente eficazes numa situação de combate.



Um mestre de tai-chi executa uma série de movimentos. Esse estilo tranqüilo de luta pode, quando necessário, transforma-se num ataque que  "começa depois do inimigo, mas atinge o alvo antes dele."

Fonte: Mistérios Orientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário